A síndrome de Tourette…

0

A síndrome de Tourette (ST) é uma desordem neurológica caracterizada por um conjunto de tiques e/ou vocalizações de cariz repetitivo e incontrolável? 

Os tiques motores, tidos como movimentos involuntários que ocorrem numa das partes do corpo, têm lugar, mais frequentemente, na face, pescoço ou ombros?

As vocalizações, também chamadas de tiques vocais, são sons incontroláveis que uma pessoa com ST emite? Os sintomas mais notados nos indivíduos com ST são as verbalizações incontroladas de obscenidades, ou seja, uma necessidade compulsiva de proferir palavrões designada por coprolalia? 

Também os gestos obscenos são uma característica dos indivíduos com ST, traduzidos por tiques motores globais designados por copropraxia?

Quer os tiques, quer as vocalizações se situam num continuum (ligeiro a severo), podendo, ou não, interferir com a vida das pessoas que possuem esta desordem?

A síndrome desponta por volta dos 7 ou 8 anos de idade?

Os indivíduos que possuem esta desordem podem também exibir comportamentos obsessivo-compulsivos, tal como, lavar as mãos ou contar mentalmente com frequência?

A prevalência desta síndrome é de cerca de 1 a 10 por 1000 indivíduos em idade escolar (idades compreendidas entre os 7 e os 17/18 anos)

Por vezes a ST anda associada a outros problemas como, por exemplo, dificuldades de aprendizagem específicas, desordem por défice de atenção/hiperatividade, problemas de comportamento, ansiedade e depressão?

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone
Partilhe!

Comentários encerrados