O que é a Dislexia

0

A dislexia, a desordem mais comum que se enquadra na esfera das dificuldades de aprendizagem específicas, leva a criança e/ou adolescente a sentir problemas graves na leitura que, tantas vezes, se repercutem ainda na soletração, na escrita, na organização de informação e, até, na área socioemocional (ajustamento social), conduzindo-os a um possível fracasso escolar, traduzido, mais tarde, num insucesso generalizado na vida adulta.

Por vezes a dislexia é acompanhada de outros tipos de necessidades especiais (ex. desordem por défice de atenção/hiperatividade, síndrome de Tourette, problemas de comportamento, depressão, ansiedade), podendo esta situação afetar significativamente o comportamento e a motivação das crianças e adolescentes, sendo, portanto, prioritário, o seu tratamento para que eles possam dedicar a sua atenção às questões académicas.

A Associação Internacional de Dislexia americana propõe a seguinte definição: 

“A dislexia é um dos vários tipos de dificuldades de aprendizagem. É uma desordem específica, centrada na linguagem, de origem orgânica, caracterizada por problemas na descodificação de palavras, refletindo, geralmente, capacidades reduzidas no processamento fonológico.

Estes problemas na descodificação da palavra são geralmente inesperados ao considerar-se a idade ou as aptidões cognitivas; eles não são o resultado de uma discapacidade desenvolvimental generalizada ou de uma perda sensorial.

A dislexia é manifestada por uma dificuldade variável nas diferentes formas da linguagem, incluindo, para além de um problema na leitura, um problema manifesto na aquisição de proficiência na escrita e na soletração.”

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someone
Partilhe!

Comentários encerrados